15/08/2010

PROBLEMAS ÉTICOS CONTEMPORÂNEOS

A ética desde os primórdios ocupa um lugar relevante na filosofia e nas demais ciências humanas. O homem sempre se preocupa e se sente incomodado com questões morais, que tiram a dignidade da pessoa de viver. São inquietações que não querem parar ao olharmos a sociedade a nossa volta: desemprego falta de moradia, violência contra a mulher, impunidade à pedofilia e problemas ecológicos e ambientais. De acordo com alguns autores o homem é um ser político e ético. Por que nossa sociedade vive inflamada e atormentada por esses problemas que tiram a alegria de viver de tantos cidadãos?
Com relação ao desemprego é necessário observar que desde a revolução industrial a mão de obra é cada vez mais qualificada. A máquina ocupa o lugar do homem no mercado de trabalho. É comum chegarmos ao banco e encontrarmos caixas eletrônicos para nos atender ao contrário do atendimento personalizado que é cada vez mais restrito. O computador faz cálculos e operações que antes eram necessárias centenas de pessoas para efetuar tamanho resultado. Portanto quem não tem qualificação fica a margem e muitas vezes excluído do mercado.
A falta de emprego traz imensas feridas para a sociedade. Pai desempregado sem dar o que comer a seus filhos. Jovem querendo crescer na vida, mas sem emprego e experiência é complicado. E se o trabalho justo é burocrático e difícil de ingressar o crime, o tráfico, e o roubo estão de portas abertas oferecendo dinheiro fácil. É preciso muita estrutura para não cair nessa armadilha que infelizmente muitos caem. Com toda problemática vimos que é necessário qualificar cada vez mais os trabalhadores, empreender em indústrias aumentado a economia do país.
Uma das grandes consequências do desemprego e da exclusão social é a falta de moradia. Ter um lugar digno para morar é uma questão básica e possibilitar isso ao ser humano é garantir também sua cidadania. Por isso, projetos de casa própria vêm sendo montado e é um caminho plausível. Porém, mais do que oferecer casa é necessário oferecer educação, saúde, trabalho, em fim condições de vida para o cidadão.
Outro problema ético que há muito tempo nos acompanha é a violência contra a mulher. Ao longo da história em nossa cultura a mulher foi tratada como ser inferior inclusive por muitos filósofos. Mas onde fica nossa moral e entendimento de raça humana ao contemplar esta ideia? Sabemos que a mulher é excluída no mercado, abusada sexualmente por empresas do sexo. Porém, hoje esta situação está aos poucos sendo superada. A mulher com muito trabalho está conseguindo conquistar o seu lugar. O segredo está na sociedade ser educada para deixar esta ideologia desumana que a mulher é inferior, para assim termos a tão sonhada igualdade.
A impunidade à pedofilia atualmente ganhou muito espaço nas discussões éticas. Aos olhos da psicologia sabemos que a pedofilia é uma parafilia. É um problema que atinge muitos setores da sociedade inclusive a igreja. Toda instituição é composta por humanos e sujeita a falhas. Porém o que não pode acontecer é pessoas pedófilas permanecerem exercendo sua função e praticando o crime. É extremamente necessário o pedófilo fazer tratamento e ter um bom acompanhamento de familiares e amigos. Perante a lei também deve responder pelo crime independente da posição que ocupa.
As questões de ordens ecológicas e ambientais são preocupantes em nossos dias. A ética como que avaliando a forma que o homem vive em seu meio social, a ecologia e o meio ambiente está totalmente relacionado a essa forma de agir. O homem como um animal racional também faz parte deste mundo e precisa zelar por ele. Tantos desastres ambientais causados pelo homem poderiam ser evitados, mas a ganância de querer sempre mais nos deixam cegos com relação à ordem natural das coisas.
Existem muitas discussões sobre aquecimento global, efeito estufa, poluição e desmatamento. Em vista desta problemática foram realizadas várias conferências como Rio 92, A Agenda 21, Protocolo de Kyoto. Mas na prática a situação é complicada. O que vemos é um desrespeito a vida. Rios poluídos, florestas sendo queimadas e destruídas, gases sedo lançadas na atmosfera. O planeta pede socorro! Onde se encontra a moral do homem para com ele e os demais seres vivos?
Contudo vemos que os problemas éticos atuais estão ai para serem discutidos e solucionados. A sociedade se encontra preparada para dar mais esse passo? Todos têm consciência de seus atos? O mundo se interessa em resolver o problema dos pobres? Aristóteles entendia a ética como caminho para a felicidade. E a maior virtude para se chegar a ela é a justiça. Por isso precisamos lutar por uma sociedade justa, para alcançarmos a superação dos conflitos éticos que nos afetam atualmente, e que, assim todos tenham a dignidade de viver.

0 comentários: