2

ARTIGO CIENTÍFICO


Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário
Artigo apresentado no final da disciplina Introdução a filosofia.
Título: A ÉTICA ARISTOTÉLICA: O CAMINHO PARA A FELICIDADE COMPLETA 
Professor orientador: Maurício Cruz.
Publicação: Portal eletrônico - Revista Filosofia Capital
Acesse: http://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/132
0

COMPARAÇÃO ENTRE O PENSAMENTO DE AGOSTINHO E TOMÁS DE AQUNO COM RELAÇÃO AO CORPO E A ALMA

Por se tratar de dois filósofos Cristãos, Santo Agostinho e Tomás de Aquino, em ambos têm a afirmação de que o homem é um composto de alma e corpo. Porém há diferenças na forma de cada uma destas substâncias, alma e corpo, se relacionar no homem, e também na função que cada uma exerce no ser.
Na própria fundamentação da união da alma com o corpo, Agostinho e Tomás se divergem. Para Agostinho o fundamento é metafísico e está na função mediadora da alma entre as ideias divinas e o corpo. O corpo devido a sua extensão espacial é incapaz de participar direto nas ideias. Ao contrário a alma por sua natureza espiritual, abre as portas para as ideias divinas.  Mas o fato é que o corpo graças à alma participa da sabedoria suprema e da verdade imutável, “ideias divinas”. Por ser mediadora cabe a alma dominar o corpo submetendo-o a si mesma, a Deus.
Já para Tomás não podemos fazer a divisão que a alma por natureza tende a Deus e o corpo tende às leis e os números que está sujeito, “mundo sensível”. Vejamos que em Tomás a alma se une ao corpo por que sem ele, ela seria incompleta. Esta união é vista de forma substancial e não acidental. Resultando da união substancial não é possível separar os atos da alma dos atos do corpo. Os atos são do homem, ou seja de todo o composto. Homem = composto que é diferente de homem = corpo e alma.
Outra divergência é com relação ao movimento. Para Agostinho a alma é que dá movimento ao corpo. A alma é princípio vivificador do homem. Alma é completa e ainda assim se une a um corpo para dá-lo vida e formar uma substância. De acordo com Tomás a alma sendo forma substancial tem o poder de ultrapassar os graus do ser vegetativo, sensitivo e dá a ao corpo a razão. E a alma por ser incompleta, também precisa do corpo para exercer suas atividades por meio dos órgãos.
Uma semelhança entre o pensamento agostiniano e o tomista é que em ambos a alma é superior ao corpo, porém há uma diferença de proporções. Como vimos para Agostinho a alma como mediadora é superior ao corpo e cabe a ele dominá-lo. Esta dominação em sete graus. Desde a função anímica até a contemplação. Tomás também diz que a alma é superior ao corpo “matéria”. Pois as formas são medidas de acordo com a participação do ser. E a alma racional transcende a matéria por não estar presa a ela. A alma racional é superior a sensitiva e vegetativa.
Em ambos a união entre corpo e alma é eterna, pois a salvação é regatar toda a saúde humana, portanto corpo e alma. Se a alma é semelhança de Deus pela forma, ela tende a voltar a ele na visão agostiniana e tomista.
Contudo a problemática do regresso da alma e a volta da alma para Deus foi um grande problema filosófico e até em nossos dias não deixou de ser causa de reflexão. Agostinho e Tomás deram respostas brilhantes e racionais. Com relação ao pensamento Agostiniano podemos perceber que ele não deu uma resposta satisfatória com relação à união do corpo com a alma. Pois se alma é completa, por que então veio cair em um corpo? O fundamento metafísico de mediação não responde a este questionamento.
Tomás diz que a ama é incompleta e precisa do corpo. Daí o fundamento para tal união, mas a alma é criada com o corpo? Ou existe alma penando a procura de um corpo para ficar completa? O problema da origem da alma continua a nos desafiar. Deus criou ou continua a obra da criação? Em fim, vimos que as teorias de Agostinho, fundamentada em Platão e Tomás em Aristóteles não só em relação ao homem, foi de grande importância para a filosofia e para o pensamento cristão.
0

PROBLEMAS ÉTICOS CONTEMPORÂNEOS

A ética desde os primórdios ocupa um lugar relevante na filosofia e nas demais ciências humanas. O homem sempre se preocupa e se sente incomodado com questões morais, que tiram a dignidade da pessoa de viver. São inquietações que não querem parar ao olharmos a sociedade a nossa volta: desemprego falta de moradia, violência contra a mulher, impunidade à pedofilia e problemas ecológicos e ambientais. De acordo com alguns autores o homem é um ser político e ético. Por que nossa sociedade vive inflamada e atormentada por esses problemas que tiram a alegria de viver de tantos cidadãos?
Com relação ao desemprego é necessário observar que desde a revolução industrial a mão de obra é cada vez mais qualificada. A máquina ocupa o lugar do homem no mercado de trabalho. É comum chegarmos ao banco e encontrarmos caixas eletrônicos para nos atender ao contrário do atendimento personalizado que é cada vez mais restrito. O computador faz cálculos e operações que antes eram necessárias centenas de pessoas para efetuar tamanho resultado. Portanto quem não tem qualificação fica a margem e muitas vezes excluído do mercado.
A falta de emprego traz imensas feridas para a sociedade. Pai desempregado sem dar o que comer a seus filhos. Jovem querendo crescer na vida, mas sem emprego e experiência é complicado. E se o trabalho justo é burocrático e difícil de ingressar o crime, o tráfico, e o roubo estão de portas abertas oferecendo dinheiro fácil. É preciso muita estrutura para não cair nessa armadilha que infelizmente muitos caem. Com toda problemática vimos que é necessário qualificar cada vez mais os trabalhadores, empreender em indústrias aumentado a economia do país.
Uma das grandes consequências do desemprego e da exclusão social é a falta de moradia. Ter um lugar digno para morar é uma questão básica e possibilitar isso ao ser humano é garantir também sua cidadania. Por isso, projetos de casa própria vêm sendo montado e é um caminho plausível. Porém, mais do que oferecer casa é necessário oferecer educação, saúde, trabalho, em fim condições de vida para o cidadão.
Outro problema ético que há muito tempo nos acompanha é a violência contra a mulher. Ao longo da história em nossa cultura a mulher foi tratada como ser inferior inclusive por muitos filósofos. Mas onde fica nossa moral e entendimento de raça humana ao contemplar esta ideia? Sabemos que a mulher é excluída no mercado, abusada sexualmente por empresas do sexo. Porém, hoje esta situação está aos poucos sendo superada. A mulher com muito trabalho está conseguindo conquistar o seu lugar. O segredo está na sociedade ser educada para deixar esta ideologia desumana que a mulher é inferior, para assim termos a tão sonhada igualdade.
A impunidade à pedofilia atualmente ganhou muito espaço nas discussões éticas. Aos olhos da psicologia sabemos que a pedofilia é uma parafilia. É um problema que atinge muitos setores da sociedade inclusive a igreja. Toda instituição é composta por humanos e sujeita a falhas. Porém o que não pode acontecer é pessoas pedófilas permanecerem exercendo sua função e praticando o crime. É extremamente necessário o pedófilo fazer tratamento e ter um bom acompanhamento de familiares e amigos. Perante a lei também deve responder pelo crime independente da posição que ocupa.
As questões de ordens ecológicas e ambientais são preocupantes em nossos dias. A ética como que avaliando a forma que o homem vive em seu meio social, a ecologia e o meio ambiente está totalmente relacionado a essa forma de agir. O homem como um animal racional também faz parte deste mundo e precisa zelar por ele. Tantos desastres ambientais causados pelo homem poderiam ser evitados, mas a ganância de querer sempre mais nos deixam cegos com relação à ordem natural das coisas.
Existem muitas discussões sobre aquecimento global, efeito estufa, poluição e desmatamento. Em vista desta problemática foram realizadas várias conferências como Rio 92, A Agenda 21, Protocolo de Kyoto. Mas na prática a situação é complicada. O que vemos é um desrespeito a vida. Rios poluídos, florestas sendo queimadas e destruídas, gases sedo lançadas na atmosfera. O planeta pede socorro! Onde se encontra a moral do homem para com ele e os demais seres vivos?
Contudo vemos que os problemas éticos atuais estão ai para serem discutidos e solucionados. A sociedade se encontra preparada para dar mais esse passo? Todos têm consciência de seus atos? O mundo se interessa em resolver o problema dos pobres? Aristóteles entendia a ética como caminho para a felicidade. E a maior virtude para se chegar a ela é a justiça. Por isso precisamos lutar por uma sociedade justa, para alcançarmos a superação dos conflitos éticos que nos afetam atualmente, e que, assim todos tenham a dignidade de viver.