30/04/2010

COMO NASCE A MORAL


Segundo novos estudos, o senso de justiça e a compaixão não vem da educação ou da religião, mas podem ser fruto da seleção natural e da evolução humana.
Uma das maiores qualidades humanas é saber distinguir o certo do errado. Mas de onde vem o conceito? Até poucos dias a convicção era que a moralidade nascia através da convivência com os outros. O papel de formar a moral era da sociedade e da cultura.
Com o progresso da ciência, os estudos do cérebro indicam que adquirimos a capacidade de aprender o que é justo ou injusto com a própria seleção natural. As instruções para produzir um cérebro com capacidade de saber o certo ou errado está no DNA de cada ser humano. A moral evoluiu em nossa espécie no decorrer do tempo.
O desenvolvimento da moralidade não é uma qualidade exclusiva de humanos. Estudos indicam que as atitudes altruístas estão crescendo cada vez mais no reino animal. Mas como as atitudes de amor, bondade pode evoluir em meio à agressividade e competição do mundo natural?
Alguns etólogos chamam de seleção de parentesco. Assim explica a formação de grupos afim de defender a vida em meio a competição. Mas o nepotismo está longe de explicar a moralidade.
Em relação à problemática, psicólogos apresentam a teoria da mente. Ou seja, quando uma entidade biológica tem a capacidade imaginar que outra entidade possa ter uma vida parecida com a dela. Quando tentamos nos colocar no lugar do outro. Mas ninguém tem esta capacidade tão aguçada quanto o ser humano. Justamente daí que pode nascer a moralidade inata. Além disto, o homem é dotado de inteligência, o que lhe permite pensar e talvez até driblar a moral inata, daí vem as distorções morais individuais ou coletiva por meio de um líder que manipula um certo grupo.
Além da moral inata, é claro que o ambiente em que se vive, “cultura” influencia na construção da moral. Afinal, Osama Bin Laden e seu grupo se dizem a favor da justiça. Outro aspecto que pode atrapalhar a distinção do certo e errado é os problemas cerebrais, como os psicopatas que segundo estudos seu problema pode estar na amígdala e no córtex frontal do cérebro.
Muitas vezes o ser humano não age moralmente correto. Wright nos propõe a soma não zero, onde todos podem ganhar. O que é certo, é que precisamos evoluir mais. privilegiar a cooperação e deixar a competição.
Reflexão crítica
Diante da problemática apresentada em relação à origem da moral, acredito que de fato, nossa espécie evoluiu ao logo do tempo, pela seleção natural. Nosso cérebro foi adaptando de acordo com as nossas necessidades. Hoje o ser humano já nasce gostando da vida comunitária. Qual bebê que gosta de ficar sozinho?
Acredito que as crianças não nascem como um papel em branco onde vamos escrever o que quisermos como afirmam alguns estudiosos. Elas já nascem com algo interior. Crianças não são acomodadas diante da realidade, elas fazem perguntas desejam saber. Interiormente já tem esta necessidade.
Hoje, fica claro que nosso cérebro exerce funções sublimes em nosso corpo. Qualquer deformação ou lesão cerebral pode complicar nossa sanidade, moral, fala e outras funções do corpo. O cérebro continua sendo estudado e com certeza tem muitas descobertas ainda pela frente a ser realizada.
No entanto não podemos atribuir à genética toda formação da moral. Outro fator de grande importância é a cultura. O meio em que se vive vai modelando a pessoa de acordo com os costumes. Vale ressaltar os valores familiares, religiosos que influência diretamente na moral. Basta vermos as diferenças que existem entre o senso do pode ou não pode em toda civilização.
Podemos perceber também que no reino animal esta evolução em proporção menor está acontecendo. Vemos a relação de companheirismo entre os animais. Já temos até estudiosos que dizem que o que diferencia os humanos dos animais é apenas a religião.
Nem todos os seres humanos agem moralmente correto. Significa que temos um logo caminho pela frente. De onde vem a falha? Do DNA ou da sociedade? Precisamos valorizar maios o coletivo e deixar a competição e a ganância. Não é tarefa fácil, mas podemos também evoluir neste sentido.

4 comentários:

Anônimo disse...

vcs nao encina o certo seus otarios burros indiotassssssssss

Anônimo disse...

então vou te mostrar como se escreve a palavra "ENSINAR" e nao encinar...
não se escreve indiota... é "IDIOTA"
AGORA QUE É BURRO?

Anônimo disse...

naum liga naum amigo ele naum tem moral,naum sabe o que é certo ou errado,mas gostei da matéria e postei.um abç

Anônimo disse...

vc poderia ter colocado as fontes pesquisadas para tais afirmações.

Postar um comentário