28/09/2010

VIDA ÉTICA, VIDA BOA

Apreciação da palestra de Renato Janine Ribeiro
Café Filosófico
O filósofo Renato Janine faz uma reflexão sobre a vida boa. Vida boa pode ter dois significados: vida feliz e vida eticamente e moralmente correta. É interessante que pode haver um conflito entre a vida feliz e a vida eticamente correta. O homem pode ter desejos que contrariam as regras éticas que a família, e a sociedade impõem, e deixando de realizar estes pode ser infeliz. E ainda o homem é capaz de ser feliz praticando os atos mais abomináveis possíveis. A vida ética pode comprometer a felicidade, assim como a vida boa pode comprometer a ética.
Com relação a esta problemática, Renato trabalha sobre os aspectos que a ética e a psicologia nos propõem. A ética apresenta normas para serem seguidas. Mas o que significa ter uma vida fora do cânone? É fácil pensar em ética como cumprimento mecânico de leis, ou seja, sempre perguntar o que é certo e o que é errado. Mas o que significa ética? Não é cumprir leis, pois isto é necessário, pois caso contrário tem punição, mas sim dar razão para agir bem. Ética é a pessoa acreditar que deve agir de determinada forma. O importante não é cumprir as leis, mas sim saber por que a pessoa agiu bem, pois as razões éticas vêm primeiro que os códigos moral e penal.
Ter uma vida eticamente boa depende das boas escolhas. Mas o que fazer quando os valores entram em conflito? Como fazer nossas opções neste contexto? Passamos por momentos de crises éticas e psicológicas. Temos dificuldades de saber quais são as condutas corretas. São dúvidas que fazem parte de nosso dia a dia. Estas duvidas também podem ter fatores psicológicos.
Ter uma vida boa do ponto de vista ético é equilibrar nossos valores que é uma atitude dolorosa, pois precisaremos abrir mão de algo que gastamos uma vida para construir e tomas decisões que são pesadas que podem causar angustias.
No aspecto psicológico, a vida boa consiste em reduzir o sofrimento. Não agregar a infelicidade do passado ao presente. Mas este é trabalho extremamente difícil, e não é uma receita para ter uma vida sem sofrimentos. Em fim ter uma vida boa significa saber lidar com a crise, a dor, o drama, o trauma. Os valores formais não podem ser maiores que os autênticos. Precisamos ter um contato com a verdade e não criarmos meios para esconder nossas limitações.
Contudo a vida boa é um tema que vem sendo discutido a cerca de 2500 anos. Para os gregos ética seria o equilíbrio, a virtude estava entre os extremos. Desde então surgiu o problema da vida baseada na razão e no prazer. Mas porque não conciliar estas coisas? Para isso é necessário um crescimento ético e psicológico. A ética consiste nas escolhas individuais que fazemos. Precisamos descobrir quais são os valores autênticos e buscar sempre a verdade. Verdade pode doer, pois nos faz deparar com nossa fragilidade. Mas, nisto consiste o sentido da vida.

0 comentários:

Postar um comentário